Como cuidar do cabelo com progressiva?

Compartilhar
Como cuidar do cabelo com progressiva?

A escova progressiva é aliada de muitas mulheres que desejam os fios mais alinhados e lisos, mas você sabe como cuidar do cabelo com progressiva?

Manter alguns cuidados especiais após este procedimento é essencial para manter a saúde dos fios e também para que o alisamento dure mais tempo.

Neste post vamos te explicar como a progressiva acontece e como você deve cuidar dos fios pós-alisamento. Confira!

Por que a escova progressiva faz tanto sucesso?  

A progressiva “tradicional” realmente faz muito sucesso, isso porque ela traz um efeito muito legal para o cabelo: fios lisos e sem frizz, com a sensação de que estão hidratados e nutridos. Sim, você leu certo: é somente a sensação!

Esse procedimento cria uma espécie de camada protetora em volta dos fios (parecida com a criada pelos silicones), para que os ativos da progressiva fiquem retidos mais tempo e a durabilidade do alisamento seja maior. 
Isso parece excelente, não é? Mas, não é bem assim. Essa camada, na verdade, não é tão legal para os seus fios. 

Essa “proteção” criada pela progressiva impede que a oleosidade natural do seu cabelo alcance o comprimento dos fios, deixando o couro cabeludo oleoso. Além disso, essa barreira impede que os nutrientes penetrem nos fios, fazendo com que os tratamentos capilares, como máscaras hidratantes, não sejam tão eficazes assim.  

Como cuidar do cabelo com progressiva

mulher com cabelo com progressiva penteando os fios com os dedos

A progressiva altera nossa estrutura capilar, por isso, apesar da sensação maravilhosa que descrevemos acima, os fios acabam se tornando mais frágeis. 

É comum que pessoas com progressiva sintam o cabelo oleoso na raiz e ressecado nas pontas, com tendência à quebra e ao aparecimento de pontas duplas.

Para manter a saúde dos fios, são necessários alguns cuidados especiais após esse procedimento. Veja a seguir quais são eles.

Evite o uso de shampoo agressivo aos fios

O uso de shampoo antirresíduo deve ser evitado ao máximo por quem fez progressiva, assim como os shampoos que possuem sulfatosIsso porque eles retiram a progressiva dos fios com mais facilidade, além de também mandarem embora a proteção do couro cabeludo.

O ideal é utilizar shampoo livre de sulfato no cabelo com progressiva, pois ele realizará a limpeza de forma não agressiva para a saúde dos fios e ajudará na durabilidade do procedimento.

Dê atenção para as pontas

Como explicamos no início desse post, a progressiva cria uma camada em volta dos fios, que faz com que toda a oleosidade se concentre apenas no couro cabeludo e não escorra para o comprimento dos fios.

Dessa forma as pontas tendem a ficar ressecadas e quebradiças - também por conta do procedimento químico sofrido. 

Uma dica é apostar em tratamentos para cabelos ressecados, focados em nutrição, como a umectação capilar, feita com óleos naturais capazes de repor os lipídios dos fios perdidos com a progressiva. 

Nós temos um post no blog que te explica como fazer a umectação e os melhores óleos para isso

Não durma com o cabelo molhado

Na verdade, essa dica serve para todos os tipos de cabelo, sem ou com química.

Quando está molhado, o fio fica mais frágil e essa característica fica ainda mais intensa em cabelo com progressiva.

Dormir com os fios molhados pode tornar o cabelo quebradiço e ainda mais ressecado por conta da fricção com o travesseiro. Se for inevitável lavar o cabelo antes de dormir, use um secador antes de deitar.

Mantenha os fios soltos

Nos primeiros dias pós-progressiva, o fio fica muito suscetível à marcas no comprimento.

Por isso, evite prender o cabelo ou colocá-lo atrás das orelhas, pois o fio pode ganhar uma ondulação diferente na parte que fica preso. 

Isso não afeta o efeito da progressiva em si, mas interfere no visual de “liso perfeito”.

Finalize o cabelo com progressiva com secador

O secador é um grande aliado para manter aquele visual liso e com brilho que o cabelo com progressiva tem.

Não é necessário escovar, apenas penteie os fios enquanto eles recebem o ar quente do secador. Você já verá a diferença.

Para evitar que as pontas fiquem com aquele visual “espigado”, a dica é usar um leave-in com protetor térmico.

Afinal, fazer ou não progressiva?

Cuidar de cabelos com progressiva não é fácil, nós sabemos! 

Mas se você gosta de si mesma e admira o seu cabelo com progressiva, por que não? O mais importante é fazer o que te faz bem e quanto aos cuidados, bem… Estamos aqui para te ajudar!

Todos os nossos produtos são personalizados para as necessidades e momento do seus fios. Se você tem cabelo com progressiva, basta assinalar que fez um alisamento no nosso teste online sobre cabelo. Assim, você terá produtos capilares naturais e específicos para cuidar dos seus fios. Faça sua fórmula!

Qual a diferença entre máscara condicionante e máscara hidratante?

Qual a diferença entre máscara condicionante e máscara hidratante?

Hidratação para cabelo: 10 dicas para potencializar a saúde dos fios

Hidratação para cabelo: 10 dicas para potencializar a saúde dos fios

Comentários

Os comentários são moderados

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento