{% comment %}Default{% endcomment %}

Cabelos no verão: como cuidar desses fios?

Compartilhar
Cabelos no verão: como cuidar desses fios?

Ah… o verão! Talvez essa seja a estação mais amada - ou pelo menos a mais alegre, não é? Só de falar sobre já imaginamos: praia, piscina, sol, bronze… Mas, em meio a tudo isso não podemos esquecer dos cuidados necessários com os cabelos no verão.

Essa é uma pauta importante pois, apesar de linda e feliz, essa também é a estação na qual os cabelos ficam mais expostos a fatores externos que podem danificar os fios.

Por isso, o verão merece uma atenção super especial quando o assunto é saúde capilar. Mas fique tranquila(o), estamos aqui para cuidar de você, lembra? Por isso, vamos te contar algumas dicas para cuidar dos cabelos no verão. Olha só.

Por que o verão danifica tanto os fios?

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre como nossos cabelos são danificados diariamente pela exposição quase inevitável a fatores externos. E advinha só: é no verão em que estes agentes agressores estão mais intensos.

O sol é um dos agentes externos responsáveis por tirar a umidade dos nossos fios, tornando os cabelos ressecados e frágeis. Durante o verão, ele está ainda mais forte - prejudicando ainda mais nossos fios. 

Além disso, o verão pede piscina e praia, não é? Por isso, além do sol, o cloro e água salgadas dão uma "mãozinha" para os raios solares, aumentando os danos nos cabelos. 

Também é no verão que prendemos mais o cabelo, na tentativa de amenizar o calor. Fios fragilizados podem quebrar com mais facilidade pelo atrito com presilhas e elásticos, favorecendo o frizz.

Percebeu como o cabelo pode sofrer com o “calorão” do verão?

8 dicas de como cuidar dos cabelos no verão

Se você não está achando o verão mais tãooo legal assim, calma! Relax, pois também não é assim. Se por um lado a estação castiga os fios, por outro existem cuidados simples para minimizar os danos e curtir o verão sem culpa.

Proteja seu cabelo do sol

Quando vamos à praia ou à piscina o primeiro pensamento é: devo passar protetor solar, não é? Assim como a pele, os cabelos no verão também precisam dessa proteção contra os raios solares. A radiação UVA e UVB causam alteração na cor dos fios e perda proteica.

Mas… nada de desespero! Para protegê-los basta utilizar chapéus, bonés e finalizadores para cabelo com proteção solar

Prepare-se para o cloro ou água salgada 

Antes de entrar na água - da piscina ou no mar - é legal que molhe seus fios com água doce e também utilize cremes hidratantes sem enxágue. Assim você consegue diminuir os danos causados pelo sal e cloro. 

Também é importante que seus fios estejam para cima, você pode prendê-lo com um coque bem alto para que não tenha contato constante com a água. 

Ao sair do mar ou da piscina é bacana que lave os fios com um shampoo sem sulfato na sequência. Caso não seja possível lavara na hora, pelo menos enxágue com água doce para evitar que os fios fiquem expostos ao cloro ou sal por muito tempo.

Temos um conteúdo bem legal que explica tudo sobre a ação do cloro de piscina no cabelo.

Mulher com cabelos compridos soltos

Hidrate com mais frequência 

Para combater o ressecamento e danos nos cabelos no verão, é recomendável aumentar a frequência de hidratação. O número de vezes depende do tipo de fio e características específicas de cada um, mas se você sentir que os tratamentos feitos não estão dando conta dos danos da estação, aumente sem medo.

Você pode intercalar os tratamentos com máscara hidratantes e umectação com óleos naturais. Os dois são opções fantásticas para hidratar e repor os nutrientes dos fios.

Além disso, caso você já use JustForYou, temos um segredinho: nosso condicionador pode ser utilizado como máscara condicionante, basta deixá-lo agir de 10 a 15 minutinhos nos cabelos e você terá o efeito de uma hidratação leve - incrível né? Mas se você procura uma hidratação mais intensa, pode experimentar nossa máscara hidratante.

Bye bye banho quente 

Sim, nós sabemos que um banho quentinho pode ser extremamente relaxante… no inverno, né? É verão, meu bem! Que tal aproveitar esse momento para se refrescar e cuidar dos cabelos?

Além de danificar os fios - ainda mais - a água muito quente piora a oleosidade do couro cabeludo. Por isso, o ideal é que a lavagem seja feita com a temperatura da água entre morna e fria. 

Dica de amiga: caso opte pelo banho morno é legal que o último enxágue seja feito com a água fria, assim seus fios terão mais brilho. E no verão não vai ser um esforço, né?

Acerte na escolha do shampoo

Como citamos, os fios acabam ficando um pouco mais ressecados e frágeis nessa época do ano, então você precisa de um shampoo que ajude a tratar esse cabelo e não que retire ainda mais sua proteção, certo? 

Fizemos essa pergunta porque poucas pessoas sabem, mas a maioria dos shampoos “comuns” contém sulfatos. Os sulfatos são componentes super agressivos, que limpam os fios, mas também retiram toda a proteção deles. 

Dessa forma, todos os agentes que falamos até agora - raios solares, cloro, sal - conseguem atingir os fios ainda mais rápido, justamente por não terem nenhuma barreira protetora os impedindo.

Para evitar que isso aconteça, aposte em shampoos sem sulfatos para cuidar dos seus no verão, inverno e em todas as outras estações. 

Cuidado no pós banho 

Banho com água morna e shampoo sem sulfatos? Perfeito! Agora vamos para o próximo passo: a secagem dos fios.

O recomendado é não esfregar a toalha de tecido nos fios, pois esse atrito pode deixá-los quebradiços.

Além disso, o pente de madeira pode ser um grande aliado na hora de pentear os cabelos, pois ele desembaraça mais fácil e não quebra as fibras capilares. 

Evite modeladores térmicos 

O secador, chapinha e babyliss também retiram a umidade dos fios e a consequência disso você já sabe né? Fios ainda mais ressecados, frágeis, quebradiços e até mesmo propensos a queda. 

Por isso, uma dica é evitar ferramentas térmicas nos cabelos no verão. Mas se você gosta de finalizar com elas, tudo bem, desde que use um finalizador com proteção térmica para minimizar os danos aos fios.

Cuide da alimentação 

A alimentação está ligada a absolutamente tudo - inclusive aos fios. É importante que ela seja balanceada para que a saúde dos cabelos também esteja em ordem.

Especialmente no verão, é bacana que sua dieta inclua alimentos que contenham: proteínas, aminoácidos, ômega 3 e 6. E beba muita água! Pelo menos 2 litros por dia para manter o corpo todo hidratado.

Produtos para cuidar do cabelo no verão

Já demos várias dicas de produtinhos que não pode faltar no seu hair care e são essenciais para cuidar do seu cabelo no verão, mas vamos resumir a seguir e falar mais um pouquinho sobre eles.

Shampoo sem sal: sal no cabelo, só se for do mar!

Anteriormente, falamos sobre o sulfato presente nos shampoos, mas sabia que existe um outro tipo de sais que está presente na formulação de muitos shampoos e também pode prejudicar os fios?

Estamos falando do cloreto de sódio - o popular sal. Nos shampoos, o cloreto de sódio é utilizado como espessante, atuando na estética do produto e na sensação de que o líquido está “rendendo” mais. Só que isso tem um preço: a presença do sal pode deixar os fios ressecados. 

Então você já sabe: quando for comprar um shampoo, além de ver se ele não tem sulfato, olhe também se ele é sem sal. Para saber se o produto é livre destes produtos, a dica é ler o rótulo: o sulfato costuma aparecer com os nomes sodium lauryl sulphate ou sodium laureth sulphate e o sal como sodium chloride.

Fique atenta(o): sal no cabelo, só se for do mar!

Condicionador para cabelos Livres, Leves e Soltos!

O uso do condicionador é essencial para manter o cabelo hidratado diariamente, além de selar as cutículas dos fios, desembaraçar e dar toque suave ao cabelo.

Sua ação condicionante deixa os fios livres, leves e soltos no verão e em qualquer outra estação!

Mas é legal prestar atenção em alguns detalhezinhos antes de escolher o seu condicionador. Prefira as formulações mais naturais, livres de petrolatos (substâncias derivadas de petróleo), parabenos (conservantes) e silicones

Estes últimos são péssimos, pois formam uma película no fio que vai se acumulando ao longo dos usos, fazendo com que os nutrientes de tratamentos futuros não consigam penetrar na fibra capilar. 

Então, evite formulações com estas substâncias.

Máscara para uma hidratação poderosa!

Sol, calor, cloro, sal… no verão, muitos são os fatores que podem danificar o cabelo, por isso, é importante ficar de olho nos tratamentos, em especial de hidratação e nutrição.

Isso porque a exposição sem proteção aos agentes que citamos acima faz com que o fio perca água e nutrientes, ficando mais ressecado, quebradiço e opaco.

A recomendação é realizar hidratações semanais com uma máscara rica em ativos hidratantes e óleos vegetais. Você também pode apostar na umectação capilar.

Se sentir seus cabelos fragilizados, a dica é apostar no cronograma capilar para recuperar a saúde dos fios.

Leave-in com protetor solar e térmico

Item que não pode faltar na sua necessaire de verão.

O leave-in é um produto sem enxágue, usado para disciplinar os fios, conferir hidratação e brilho extra e ainda formar uma camada protetora no fio que minimiza danos externos e a perda hídrica e de nutrientes pela fibra capilar.

Além de cumprir com estas funções, os melhores leave-ins atuam também como protetor térmico e solar, evitando danos causados pelo sol e pelo uso de ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss.

Garantir que o seu leave-in tenha essas propriedades é muito importante em todas as estações, mas principalmente no verão, onde a exposição ao sol e ao calor é maior. Já falamos sobre isso aqui no blog e você pode saber mais lendo os conteúdos sobre protetor térmico e protetor solar para cabelo.

Como curtir o verão “sem culpa” 

Hey, vem cá: nada de deixar de curtir o verão por receio de prejudicar os fios, ok? Vamos fazer um combinado: siga nossas dicas sobre como cuidar dos cabelos no verão e aproveite essa estação linda, combinado?

Se você ainda não usa produtos personalizados para o seu cabelo, aproveite o verão para experimentar e sentir a diferença nos fios. Você pode fazer sua fórmula preenchendo este teste online. Se você já usa, compartilhe sua experiência nos comentários!

Microbiota capilar - o que é e qual sua importância

Microbiota capilar - o que é e qual sua importância

5 cuidados com o cabelo tingido

5 cuidados com o cabelo tingido

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento

{% comment %}Default{% endcomment %} {% comment %}Default{% endcomment %}