Cabelo liso e os cuidados necessários com os fios

Compartilhar
Cabelo liso e os cuidados necessários com os fios

Todo mundo que possui cabelo liso, com certeza, já ouviu que esses fios são todos iguais e que assim fica fácil de cuidar, não é mesmo? Mas fica tranquila(o)! Nós sabemos que não é bem assim e que eles também precisam de alguns cuidados especiais!

Por isso, se você possui fios deste tipo, saiba que esse conteúdo foi feito para você! Vem com a gente entender mais sobre o cabelo liso e os cuidados que ele merece! 

Índice do conteúdo

Tipos de cabelo liso
Lisos naturais x Lisos com química
Cabelo liso e seus desafios
Como cuidar do cabelo liso
Como finalizar o cabelo liso
O liso perfeito!

Tipos de cabelo liso

Antes de falarmos sobre os cuidados necessários com o cabelo liso, resolvemos te mostrar os tipos desses fios e suas principais características. Afinal, eles são classificados com o número 1 de curvatura e divididos em subtipos 1A, 1B e 1C. A diferença entre cada um está na espessura dos fios, ou seja, os cabelos 1A são finos, 1B médios e 1C são mais grossos.

  • Cabelo liso 1A: esse tipo de fio é mais fino e alinhado, não possuindo volume. São mais difíceis de modelar e tendem a dar mais nós do que os outros tipos. Além disso, ele tende a ser mais oleoso.
  • Cabelo liso 1B: os fios 1B possuem um pouco mais de volume e são mais fáceis de modelar. Cabelos desse tipo, por serem mais grossos, são menos oleosos.
  • Cabelo liso 1C: o cabelo desse tipo é o mais grosso de todos e tende a ser mais pesado e volumoso, podendo armar com facilidade e sendo difícil de modelar. Além disso, geralmente os fios desse cabelo são mais resistentes e brilhantes.

Lisos naturais x Lisos com química

Se você acha que esses dois tipos de cabelo são iguais por terem a mesma forma, você está muito enganada(o)! Um cabelo liso natural se comporta de forma muito diferente de um cabelo alisado quimicamente. Olha só:

Liso natural

O cabelo liso natural não possui ondulações e não precisa de técnicas e equipamentos para alisá-lo. Apesar de não passar por procedimentos químicos, é preciso se atentar para não perder a hidratação natural dos fios. Por isso, evite a constante exposição ao sol e o uso constante de secadores, chapinhas ou babyliss.

Como esse tipo de cabelo tende a ficar oleoso com mais facilidade, ele pode precisar de shampoos com maior adstringência e agentes de limpeza profunda para o couro cabeludo. Além disso, é preciso tomar cuidado com o excesso de produtos como condicionadores, óleos, leave-Ins e pomadas. Para evitar a oleosidade excessiva, use pouca quantidade e apenas no comprimento e pontas.

Liso com química

O cabelo liso com química, como o próprio nome diz, utiliza procedimentos químicos - como a escova progressiva - para um resultado sem ondas ou cachos. Por isso, é necessário se atentar aos cuidados desses fios para que não fiquem danificados - principalmente se o alisamento for acompanhado de outras químicas, como as tintas de cabelo.

Quando um fio é alisado, toda a sua estrutura é comprometida e, por isso, se tornam porosos, ressecados e sem brilho, o que torna necessário investir em tratamentos para recuperação de danos. A dica é apostar em hidratações semanais e, se necessário, adotar um cronograma capilar.

Porém, para manter o resultado por mais tempo, você pode - além de evitar lavar o cabelo todos os dias - usar um shampoo sem sulfato, pois ele é capaz de limpar profundamente o couro cabeludo e fios, mas sem danificar o cabelo. Afinal, seus fios já estão fragilizados pela química, não queremos danificá-los ainda mais, né?

Cabelo liso e seus desafios 

O cabelo liso pode trazer alguns desafios para quem o tem. Afinal, como fazemos para manter os fios hidratados e sedosos, mas sem oleosidade?

Pensando nisso, reunimos aqui os principais desafios do cabelo liso - oleosidade, falta de volume, excesso de frizz, cabelo quebradiço, etc - para te ensinar a identificá-los e mostrar como você pode resolvê-los.

Oleoso - de novo! 

Até parece uma perseguição, não é? Você lava o cabelo, espera algumas horinhas e lá está ela de novo! Mas calma… Vamos entender o por quê disso?

A oleosidade é uma ação natural do organismo para a proteção dos fios produzida pelas glândulas sebáceas, ou seja: todas(os) nós produzimos! Porém, enquanto para os cabelos crespos ela não chega no comprimento e pontas dos fios, com o cabelo liso é justamente o inverso.

Além disso, alguns fatores externos podem aumentar esse desafio. Dá só uma olhadinha:

  • Banho com água quente: Eles são uma delícia para relaxar. Mas, quando se trata dos cabelos, a água quente faz com que a produção da oleosidade pelas glândulas sebáceas aumente, gerando até mesmo caspa.
  • Uso de secador, chapinha e babyliss: Geralmente, eles são nossos fiéis escudeiros quando queremos praticidade. Mas, infelizmente, acabam ressecando e danificando nossos fios, o que faz com que o couro cabeludo produza mais um pouquinho de oleosidade para manter o cabelo hidratado.
  • Shampoos com sulfatos: O sulfato é um detergente que, além de limpar as impurezas, manda embora toda a proteção dos nossos fios. E é nesse momento acontece o efeito rebote: seu couro cabeludo entende que precisa produzir mais oleosidade para suprir a falta de proteção! 

Liso sem oleosidade? É possível?

mulher escovando o cabelo lisoÉ isso mesmo! Sabemos que pode até parecer mágica, mas está longe disso. Que tal começar por coisas mais simples? Agora que você já sabe o que aumenta ainda mais a oleosidade dos seus fios, então basta evitar cada um desses fatores.

Por exemplo: troque o banho quente por banhos frios, tente deixar o cabelo secar naturalmente - sabemos que não é fácil e que às vezes a correria do dia a dia não deixa, mas vale diminuir o uso de secadores e afins, né? - e substitua seu shampoo comum por um sem sulfato.

Com certeza você verá que essas mudanças, que parecem simples, podem fazer uma grande diferença na saúde e aparência do seu cabelo. 

Falta de volume 

Um cabelo volumoso para quem possui cabelo liso é algo praticamente impossível. Principalmente quando falamos de fios finos, do tipo 1A, pois sua estrutura delicada resulta em falta de firmeza para obter volume. 

Por isso, uma ótima opção para dar volume ao seu cabelo é apostar no corte certo! Converse com o seu cabeleireiro para encontrar o estilo perfeito para você, que ajude no volume e - o mais importante - que faça com que se sinta bem consigo mesma(o).

Fios quebradiços

O cabelo liso, muitas vezes, possui fios mais finos e isso os torna mais frágeis, além de propensos à quebra e até mesmo à queda.

Para que esses fios ganhem mais força, temos algumas dicas valiosas: e a alimentação é uma delas! Aliás, explicamos como a alimentação pode influenciar na aparência e na saúde dos nossos fios em um outro conteúdo aqui do blog. Que tal ver também?

Aqui, na JustForYou, nós somos Natural First e, por isso, amamos ingredientes naturais. Alguns deles são ótimos para fortalecer fios e evitar a quebra. Olha só:

  • Concentrado de quinoa: obtido a partir das sementes de quinoa, esse ingrediente é rico em aminoácidos essenciais para a restauração capilar.
  • Extrato de babosa: rico em aminoácidos, vitaminas B, C e E e sais minerais. Ele tem alto poder hidratante, além de dar mais brilho e força aos fios.
  • Óleo de gérmen de trigo: com ação fortificante, revitalizante, emoliente e nutritiva, é indicado para cabelos que necessitam de uma boa regeneração, nutrição e elasticidade.

O famoso frizz!

A gente fala tanto dele que ele já é até famoso! Infelizmente, esses fiozinhos chatos aparecem com muita frequência, principalmente no cabelo liso. 

Ele é gerado de duas maneiras: por fios quebrados ou pelos que estão nascendo, mas ficam arrepiadinhos.

Sabemos que o frizz é um assunto sério e que incomoda a maioria das pessoas, mas você sabia que existem várias formas de mandá-los embora? Isso mesmo, você pode optar por hidratações constantes, finalizadores, protetores térmicos, etc. Várias opções, né?

Como cuidar do cabelo liso

Para uma aparência impecável, o cabelo liso precisa de atenção especial. Afinal, ele não pode estar queimado, com pontas duplas e nem estar quebrado. É importante que esses fios estejam sempre hidratados para um maior brilho, além do corte estar sempre em dia.

Pensando nisso, reunimos os principais cuidados que você deve ter com o seu cabelo liso para garantir que ele continue sempre saudável. Olha só:

  • Hidratação constante: quanto mais hidratados, mais tempo os fios ficarão lisos e brilhantes. Por isso, beba bastante água e procure fazer hidratações periodicamente, sempre seguindo o seu cronograma capilar para um melhor resultado. Lembre-se: não há uma frequência exata para realizar suas hidratações, tudo depende das particularidades de cada cabelo. Porém, o recomendado é hidratar os fios semanalmente ou a cada 15 dias.
  • Penteie o cabelo com cuidado: opte por pentes de cerdas largas e de madeira, pois esse material retira toda a eletricidade estática dos fios e evita que eles fiquem arrepiados. Além disso, evite pentear seu cabelo ainda molhado - pois ele fica mais frágil e suscetível à quebra quando úmido - e fuja daquelas escovas com bolinhas nas pontas das cerdas - elas podem enroscar nos fios e quebrá-los.
  • A alimentação também importa: alguns nutrientes tem ação direta sobre nosso cabelo. Dessa forma, é essencial consumir alimentos que contenham vitaminas, proteínas e minerais de forma balanceada para que a formação dos fios ocorra da melhor forma.
  • Escolha os produtos certos: prefira os shampoos sem sulfatos que, além de limpar o couro cabeludo sem o agredir, também nutrem os fios e os deixam hidratados por mais tempo.
  • Evite passar produtos hidratantes na raiz do cabelo: o cabelo liso, por ser mais oleoso que os outros tipos, tende a produzir mais gordura quando em contato com produtos hidratantes. Por isso, quando for passar condicionador ou outro produto de hidratação, dê distância de pelo menos 1 ou 2 dedos do couro cabeludo e aplique somente no comprimento e pontas dos fios.

        Como finalizar o cabelo liso

        Não é porque o seu cabelo é liso que ele não merece uma boa finalização, não é mesmo?

        Na finalização do cabelo liso, é importante escolher um leave-In, finalizadores, cremes para pentear com foco antifrizz e que protejam contra a umidade na hora de desembaraçar as mechas, pois isso auxilia na aparência e um cabelo mais brilhante. Dê preferência aos finalizadores de textura mais leve, para o cabelo não ficar com o visual pesado.

        Você também pode optar por deixar o seu cabelo secar naturalmente, usar o secador para dar volume aos fios, ou a chapinha para o efeito de um liso perfeito. Porém, é necessário saber que antes de qualquer contato com calor intenso, o uso de um leave-In com protetor térmico é indispensável para impedir que seus fios sejam danificados. Anotou aí?

        “O liso perfeito!”

        mulher com cabelo liso perfeitoSabemos que na maioria das vezes o cabelo liso perfeito tem a imagem de um cabelo comprido e lisíssimo… Ele é lindo também! Mas o liso realmente perfeito é o que te faz se sentir incrivelmente bonita(o) e feliz por ser você! 

        Então não importa se seus cabelos são loiros, castanhos, ruivos ou coloridos. Muito menos se são longos, médios ou curtinhos. Quem realmente pode dizer se eles estão perfeitos é você!

        E pensando nisso, temos uma experiência totalmente personalizada para o seu cabelo liso, que não leva em conta somente a curvatura do cabelo, mas também toda a sua rotina, alimentação, desejos e objetivos com o seu cabelo! Faça sua fórmula JustForYou!

        Cabelos crespos: um espetáculo dos fios

        Cabelos crespos: um espetáculo dos fios

        Cabelo ondulado: desenvolva ainda mais o poder desses fios

        Cabelo ondulado: desenvolva ainda mais o poder desses fios

        Empty content. Please select article to preview

        Personalize seu Tratamento