{% comment %}Default{% endcomment %}

4 ingredientes naturais que substituem o silicone para cabelo

Compartilhar
4 ingredientes naturais que substituem o silicone para cabelo

Você provavelmente já ouviu falar do silicone para cabelo e de toda a polêmica que existe ao redor do seu uso. Se por um lado, ele pode deixar os fios mais bonitos, por outro, seu uso contínuo pode ser prejudicial para a saúde capilar.

No verão essa pauta fica ainda mais forte, pois o silicone é um ingrediente muito usado em produtos sem enxágue, como os leave-ins, e até conhecido por proteger o cabelo das agressões externas, como por exemplo, o sol e o calor excessivo.

Vamos entender melhor tudo isso? Neste conteúdo você vai ver como o silicone age no cabelo, seus efeitos positivos e negativos e o melhor… conhecer alguns ingredientes silicone like, ou seja, ativos naturais que entregam os mesmos benefícios que esta substância, mas sem agredir os fios. Vamos lá?

O que é o silicone e como ele age no cabelo

O silicone é uma substância semi-orgânica , muito utilizada na indústria cosmética, composto essencialmente de carbono, silício e oxigênio. É um composto inerte e resistente ao calor, podendo suportar altas temperaturas.

Por ter uma textura flexível e boa espalhabilidade no cabelo, o silicone é muito usado em produtos como reparadores de pontas e leave-ins. Sua alta resistência ao calor também faz com que este composto seja usado em finalizadores com proteção térmica.

Ao contrário do que se pensa, o silicone não trata o cabelo: ele não ajuda a hidratar, nem nutrir ou reparar o cabelo danificado. Sua ação é formar uma película protetora - que funciona como uma espécie de maquiagem - para que o fio pareça mais bonito logo após seu uso, deixando os cabelos com bastante brilho e reduzindo o frizz.

E apesar de não ajudar a tratar o cabelo, essa camada que o silicone forma sobre o fio também ajuda a proteger a fibra capilar da exposição ao sol, do calor excessivo das ferramentas térmicas, da poluição, entre outros agressores externos. O problema é que esta proteção tem um preço alto. E é o que vamos ver a seguir.

Isso parece bom… Qual o problema do silicone para cabelo?

Deixar o cabelo alinhado, com brilho, sem frizz e protegido parece muito bom… Mas então qual o problema do silicone para cabelo?

A questão aqui é que existem 2 tipos de silicone: os solúveis e os insolúveis. O primeiro não é um vilão, pois pode ser removido com água e é liberado para low poo; já o segundo precisa de shampoos altamente detergentes e cheios de sulfato para removê-lo, o que acaba agredindo e prejudicando a saúde dos fios.

Já deu para perceber que o problema está no segundo tipo: ao usar produtos com silicone insolúvel, essa substância “gruda” nos fios e com o uso a longo prazo, essas camadas de silicone vão se acumulando no cabelo.

Isso traz uma série de problemas, como prejudicar a leveza e movimento dos cabelos, além de “blindar” o fio, impedindo que qualquer coisa penetre na fibra capilar, inclusive ativos hidratantes e nutrientes dos tratamentos. Isso significa que o seu cabelo será incapaz de absorver aquela hidratação capilar poderosa que você fez ou aquela umectação capilar com óleos vegetais super ricos em nutrientes. Em outras palavras, o cabelo vai ficando cada vez mais fragilizado e sem vida.

Portanto, é importante ler os rótulos dos produtos e ficar bem longe de fórmulas que levem silicones insolúveis, pois estes são “do mal”. Veja como ele pode aparecer nos rótulos: Cethearyl Methicone, Cetyl Dimethicone, Cyclometicone, Cyclopentasiloxane, Dimethicone, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Trimethylsilylamodimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Phenyl Trimethicone, Dimethylpolysiloxane,Bis-Aminopropyl Dimethicone.

4 ingredientes silicone like

Se por um lado o uso dos silicones insolúveis são prejudiciais para a saúde capilar, por outro, temos uma boa notícia: existem ingredientes naturais que podem substituí-los, trazendo os mesmos efeitos positivos, sem nenhum tipo de dano ao cabelo.

Estamos falando de alguns óleos vegetais maravilhosos e que fazem milagre pelos nossos fios. Vamos conhecer agora estes ativos silicone like!

Extrato de mamona (Triheptanoína)

Óleo de mamona silicone free

A Triheptanoína - também conhecida como Cosphaderm Feel - é um triglicerídeo extraído a partir das sementes de mamona e que possui estrutura similar à ciclometicona, sendo um substituto silicone like de origem natural ideal.

O concentrado de mamona traz um um sensorial aveludado único. Também proporciona emoliência e condicionamento, o que faz com que este óleo seja usado em produtos de skincare, make up, haircare e hairstyling.

100% natural, a Triheptanoína é o substituto ideal do silicone, pois dará aquele toque aveludado ao cabelo, sem acumular nos fios. Aqui na JustForYou, usamos este ingrediente nas fórmulas de leave-in e máscara hidratante, justamente por essas características emolientes e condicionantes.

Óleo de manketti

Óleo de manketti ou óleo de mongongo silicone like

O óleo de manketti - também conhecido como óleo de mongongo - é um ingrediente natural pra lá de raro e que só traz benefícios para o cabelo.

Ele é extraído das nozes da árvore Mongongo (Schinziophyton rautanenii), que possui mais de 20 metros de altura, é amplamente encontrada na região sul da África e simboliza proteção, resistência e crescimento.

Evidências arqueológicas mostram que as nozes de manketti são consumidas na África há mais de 7.000 anos! Além de serem usadas como alimento, elas eram usadas como “moedas de troca” para os deuses em rituais de cura e as raízes da sua árvore eram usadas como remédio para aliviar dores de estômago.

Além disso, o óleo de manketti é utilizado tradicionalmente pelas comunidades nativas em seus hábitos de beleza, é comum o uso de loções para desembaraçar e fortalecer o cabelo, assim como em óleos corporais para manter a hidratação.

Nos cabelos, o óleo de manketti possui a capacidade de criar uma barreira protetora que auxilia na manutenção da hidratação e confere proteção solar para os fios. Também melhora a penteabilidade, dá brilho e toque aveludado.

Como pudemos ver, o óleo de mongongo possui as características positivas do silicone para cabelo, como o toque aveludado e criação de película protetora, mas sem prejudicar os fios. Por isso, aqui na Just, ele pode fazer parte de fórmulas do leave-in e também da nossa máscara hidratante.

Óleo de macadâmia

Óleo de macadâmia como alternativa para o silicone para cabelo

Originário da Austrália, este óleo é extraído pelo processo de prensagem das nozes de macadâmia. Tem coloração amarelo clara e é a maior fonte vegetal de ácido palmitoléico e é rico em ácido oléico, sendo facilmente absorvido pela pele e cabelos, lubrificando e hidratando.

O Óleo de Macadâmia pode ser utilizado em loções e cremes hidratantes, tônicos faciais, óleos de banho e condicionadores capilares. É um ótimo ingrediente para os cabelos ressecados e sem brilho, pois lubrifica o fio e o mantém hidratado.

No hair care confere brilho, nutrição, fortalecimento, ação anti frizz, elasticidade e proteção térmica, ou seja, tudo que o silicone para cabelo faz e muito mais!

Óleo de baobá

Óleo de baobá para cabelo

Aqui temos mais um ingrediente silicone like africano e super especial. Estamos falando do óleo de baobá.

Conhecida como “árvore da vida” ou “árvore de cabeça para baixo", o baobá é encontrado em toda a África, sendo um símbolo tão importante que está profundamente arraigado na cultura local. Estima-se que o baobá mais antigo tenha mais de 6.000 anos e a estimativa de vida normal de uma árvore é de aproximadamente 500 anos!

A abertura da casca do baobá revela uma polpa de cor branca cremosa que abriga sementes similares ao feijão preto, das quais é extraído um óleo fluido e dourado. Tradicionalmente, este óleo tem sido usado nos rituais de beleza local, tanto os corporais, como os capilares. Além dos cuidados pessoais, o óleo possui um grande reconhecimento no campo medicinal e gastronômico.

Seu grande diferencial é o alto teor de antioxidantes, que protege os fios dos radicais livres. Assim como o silicone, traz brilho para os fios, mas ainda tem o benefício de deixar os cabelos suaves e hidratar profundamente os fios, sendo um ingrediente indicado para cabelos ressecados.

Um brinde aos ingredientes silicone like!

Viu quantas opções naturais e maravilhosas existem para usar no lugar do silicone para cabelo? Entendemos que não dá para negar que o silicone tem sim efeitos positivos nos fios, afinal, quem não quer ter fios alinhados, com brilho e sem frizz? Mas isso não pode custar a sua saúde capilar.

Então, que tal rever as suas escolhas e pensar um novo jeito de cuidar dos fios? Você não precisa escolher entre saúde e beleza. Hoje já existem soluções naturais que permitem que você usufrua dos dois. Vem saber um pouco mais e conhecer a seleção de ingredientes naturais nobres que estão presentes nas fórmulas dos nossos produtos!

Fitagem no cabelo: técnica para cachos mais definidos

Fitagem no cabelo: técnica para cachos mais definidos

Day after: dicas para revitalizar o cabelo cacheado nestes dias!

Day after: dicas para revitalizar o cabelo cacheado nestes dias!

Empty content. Please select article to preview

Personalize seu Tratamento

{% comment %}Default{% endcomment %} {% comment %}Default{% endcomment %}